A inspeção por ultrasom detecta sons produzidos por emissões elétricas (faiscamento, arco elétrico, descargas parciais, mau contato, efeito” Corona”).
Inspeção Elétrica: Uma descarga por arco ou efeito corona emite ultrasom no local. Essa descarga elétrica pode ser localizada rapidamente numa inspeção ultrassônica. Da mesma forma que na detecção de fugas de pressão e vácuo, quanto mais próximo se encontre o instrumento da descarga, mais intenso será o sinal. Na inspeção elétrica podem ser testados componentes tais como: mecanismo de controle, transformadores, interruptores automáticos, barramentos de distribuição, relés, caixas de ligação e isoladores entre outros.
A manutenção preditiva, através do ultrassom em sistemas elétricos e mecânicos, permitem antecipar e prevenir danos cujas consequências demandam, além das paralizações, elevados custos de reparos! Essa caracterização da segurança de funcionamento permite, devido à redução de riscos documentada e a antecipação das condições de funcionamento inseguras e das ações requeridas na sua erradicação com o devido monitoramento.
A advertência de problemas em potencial permite o baixo investimento na prévia estocagem de peças de reposição, reduzindo o capital inerente a almoxarifado e o custo relacionado aos inventários.
Além de se inspecionar uma grande quantidade de equipamentos elétricos e mecânicos em curto período de tempo e sem interromper-se a operacionalidade dos mesmos, comentamos:
A avaliação de qualidade de serviços executados de reparo, manutenções preventivas e preditivas permitem fornecer às equipes próprias do contratante os subsídios de seu desempenho e eventuais treinamentos complementares requeridos para que os objetivos traçados sejam plenamente atingidos. No caso de serviços terceirizados conta-se com excelente ferramenta para a aferição e auditagem da qualidade dos mesmos, tornando possível o gerenciamento documentado e imparcial da eficiência dessas empresas.
A inspeção ultrassônica permite o planejamento das manutenções programadas, logo antes da paralisação, tornando eficazes os investimentos como os caros recursos humanos envolvidos durante o período de suspensão da produção ou do negócio.
Ao se evitar o desnecessário superaquecimento, queima ou até estouro, dos componentes de um equipamento, seguramente prolonga-se a vida útil dos mesmos quando submetidos a níveis de operação a plena carga apenas.
Numa única e mesma inspeção ultrassônica dispomos de centenas de verificações de sons / ruídos, possibilitando-se as análises comparativas da área focalizada, por reduzidos que sejam os níveis dos espectros de ondas em foco...” As emissões ultrassônicas podem ainda serem "ouvidas" através de processo heterodinâmico de transformação sonora, sem perda de sua amplitude. Os dados são gerenciáveis através de tendências, forma de onda e espectros ultrassônicos, permitindo assim um diagnóstico ou acompanhamento preditivo.